03:00
h2onews.org
4,3 mil
Líbano: O diálogo é necessário para a construção de uma civilização de paz. Pelo sétimo ano consecutivo a União Internacional de Prensa Católica no Líbano (UCIPLIBAN) organizou uma exposição de …Mais
Líbano: O diálogo é necessário para a construção de uma civilização de paz.

Pelo sétimo ano consecutivo a União Internacional de Prensa Católica no Líbano (UCIPLIBAN) organizou uma exposição de meios de comunicação cristãos intitulada: “Os meios de comunicação e o diálogo Inter-religioso”.

O presidente desta união, o Padre Tony Khadra, explica o objectivo da exposição.

“Escolhemos este tema em 2007 antes que outras conferências fossem organizadas, como que prevendo o que hoje se está passando. Portanto, esta exposição é um verdadeiro atelier para que as pessoas se possam conhecer. Conferências e diálogos intelectuais não são suficientes, o homem tem necessidade de conhecer os seus irmãos. Esta exposição é um verdadeiro atelier do Líbano porque reúne estudantes, conferencistas e instituições de todas as confissões e denominações religiosas. O que caracteriza esta exposição é a participação de mais de quarenta islâmicos, cristãos e instituições civis e de comunicação, todos interessados na pessoa para além da sua religião ou confissão, para trabalhar na sustentação de valores nacionais, humanos e religiosos. Portanto, hoje o diálogo inter-religioso é uma necessidade para que as pessoas possam conviver, e para remover a ideia de que religiões e seus crentes combatem. Nós acreditamos que as religiões podem dialogar e que as pessoas podem reunir-se para a construção de uma civilização de paz.”

A que temas estão dedicados os seminários e as conferencias?

“A maioria dos seminários está dedicada aos documentos que foram publicados recentemente tais como o Documento de Meca, a declaração do Fórum Católico-Muçulmano em Roma e o Encontro Religioso em Chipre; para discutir o seu conteúdo e chamar a atenção das pessoas, dos espectadores e dos visitantes da exposição para a importância destes documentos; para definir os princípios do dialogo e vivê-los nas nossas vidas; e para mostrar aos estudantes, jovens e visitantes a verdade da outra religião que algumas vezes ignoramos ou da qual temos uma falsa imagem, de forma a poder conhecer melhor a verdade do outro e que o outro é semelhante a nós, e que com ele podemos construir um lar para todos.”

As actividades da exposição continuarão até 7 de Dezembro.