26:28
Santiago Fernández
7 mil
Aula 3: Religiosos foram pioneiros da ciência - A Civilização Ocidental produto da Igreja. Mais aulas em Glória da Idade Média. Sem a Igreja, não teria havido ciências sistemáticas e dinâmicas, diz …Mais
Aula 3: Religiosos foram pioneiros da ciência - A Civilização Ocidental produto da Igreja.

Mais aulas em Glória da Idade Média.
Sem a Igreja, não teria havido ciências sistemáticas e dinâmicas, diz o Prof. Thomas E. Woods em seu livro “Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental”.

De fato, a idéia de um mundo ordenado, racional — indispensável para o progresso da ciência — está ausente nas civilizações pagãs.

Árabes, babilônios, chineses, egípcios, gregos, indianos e maias não geraram a ciência, porque não acreditavam num Deus transcendente que ordenou a criação com leis físicas coerentes.

O historiador da ciência Edward Grant indaga: “O que tornou possível à civilização ocidental desenvolver a ciência e as ciências sociais, de uma maneira que nenhuma outra civilização o fizera anteriormente? A resposta, estou convencido, encontra-se num espírito de investigação generalizado e profundamente estabelecido como conseqüência da ênfase na razão, que começou na Idade Média”.